29/07/2015

Curso “Redes Sociais na Escola” estreia na rede municipal e traz diversas novidades para os educadores de São Paulo

Durante o recesso escolar, cerca de 68 profissionais da rede municipal de ensino de São Paulo  participaram do novo curso sobre “Redes Sociais na Escola”, oferecido pelo Núcleo Nas Ondas do Rádio. Os encontros ocorreram entre os dias 14 e 15 de julho, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Santo Amaro, Ipiranga e São Mateus.

Carlos Lima, coordenador do Núcleo, destaca o pioneirismo do Nas Ondas do Rádio ao utilizar as novas midiais sociais na rede municipal como uma ferramenta importante para articulação junto aos educadores e alunos. “As redes sociais devem ser olhadas com bons olhos pelos educadores, pois, ao possibilitar trocas e intercâmbios, já pode criar um ambiente favorável para aproximação entre professores e estudantes quando bem utilizadas”, comenta.

A proposta desse curso de formação continuada é promover a reflexão entre os educadores sobre o papel relevante das redes sociais na sociedade atual, assim como o debate sobre diferentes formas de serem utilizadas na escola com o objetivo de ampliar o direito à comunicação e a capacidade de expressão dos estudantes, por meio de novos canais e novas linguagens na relação com o outro.
Educadores planejam novas propostas educativas na DRE Santo Amaro

Durante esses dois dias, os educadores participaram de estudos de casos e atividades práticas, a fim de discutir sobre o uso seguro e responsável das redes sociais e experimentaram a utilização de algumas ferramentas, como o Pinterest, o Padlet, o Edmodo, o Facebook, o Whatsapp, entre outras.
As discussões em todas as turmas foram ricas e intensas. Os educadores puderam falar sobre suas vivências e trocar experiências com os demais colegas, tendo em vista a ampliação do uso das redes sociais como espaços educativos, bem como socializar aplicações e programas em dispositivos móveis que podem ser trabalhados em conjunto com as redes sociais.

“As redes sociais são uma realidade em nosso cotidiano. Estamos conectados por espaços de conversas virtuais por meio dos nossos computadores e celulares. Acredito que não é possível a escola dar as costas para esta realidade, mas é preciso sim potencializar o seu uso para favorecer a aprendizagem do aluno. Nessa perspectiva, criar espaços de discussões que promovam o uso destas tecnologias no cotidiano da sala de aula com o professor é fundamental para esta aproximação”, comentou a professora Regiane Calasans, da EMEF Carolina Rennó.
Participantes do curso na DRE Ipiranga experimentam o uso das redes sociais no celular
Os professores se sentiram motivados à implementar ações didáticas e metodológicas com o uso das redes sociais, norteando o interesse a partir de sua área de atuação. “O Pinterest é perfeito para trabalhar infográficos com conteúdo de língua inglesa com meus alunos”, disse Gislaine Castro, professora de Inglês na EMEF Ruy Barbosa. “Pretendo usar as redes com meus alunos para estender ações que começamos em sala de aula”, diz o professor de Filosofia e Geografia, Flávio Silva, da EMEF Visconde de Cairu.

Professores em atividade prática na DRE São Mateus
A avaliação dos participantes foi, de forma geral, bastante positiva. Os educadores apontaram a importância do curso para a sua prática pedagógica. “Sou professora da sala de informática na EMEF Plínio Salgado - extremo sul de São Paulo - e avalio este curso com fantástico! O mundo de informações que tivemos acesso nestes dois dias, bem como os debates e discussões baseados em casos práticos e reais, com certeza contribuirá para uma prática docente com um olhar diferenciado às novas tecnologias, no qual, ao invés de sentirmos medo ou aversão às mesmas, poderemos utilizá-las na medida do possível em prol de maior qualidade na educação paulistana”, ressaltou Marcia Alves.

O Núcleo Nas Ondas do Rádio oferecerá o curso para novas turmas a partir de setembro.

Nenhum comentário: