07/02/2008

CAMPUS PARTY : Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo participam do maior encontro de tecnologia do mundo


Campus Party é um evento realizado anualmente desde 1997 e que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores, que compartilham inquietudes, computadores, as comunicações e as novas tecnologias.

O evento, que até 2007 era realizado na Espanha, vai começar a se internacionalizar e o primeiro país escolhido foi o Brasil, com sede na cidade de São Paulo.
Realizado no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera, de 11 a 17 de fevereiro, das 12h às 19h, a Campus Party receberá, na área aberta, um público estimado em 30 mil visitantes entre estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos e, no mesmo período, durante 24 horas, 3000 campuseiros inscritos permanecerão acampados em área restrita no local .

Estão previstas cerca de 200 atividades que vão desde oficinas, palestras e cursos até competições, desafios e fóruns nas áreas de astronomia, campusblog, criação, desenvolvimento, games, modding, música, robótica, simulação, software livre.

Dentre os mais de 50 milhões de usuários brasileiros da web, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Informática Educativa e Programa Nas Ondas do Rádio, insere os alunos e educadores da Rede nesta grande comunidade virtual, mobilizando cerca de 635.315 alunos e 30.249 professores do ensino fundamental e médio (data base/novembro de 2007) .

As 1.268 escolas da Rede Municipal de Ensino estão equipadas com 27.690 computadores, adquiridos, em 2006, e 2007 que atendem as áreas administrativas e pedagógicas com acesso à internet. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio, de Educação Especial, os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos possuem Laboratórios de Informática equipados com 21 computadores, webcams, scanner, softwares, filmadoras, câmeras fotográficas, TV, DVD, aparelhos de som, gravadores, microfones, headfones, projetor multimídia. Cinqüenta dessas unidades contam com dois laboratórios. Todos os alunos são atendidos por Professor Orientador de Informática Educativa – POIE em, no mínimo, uma aula semanal, em horário regular de aula.

O conceito que rege a Campus Party Brasil 2008, segundo Marcos Branco, diretor do evento é: “a internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”, verdade muitas vezes esquecida pelos gestores da nova economia digital e fundamental para a compreensão do fenômeno da nova sociedade em rede. Como bem diz o conceito, não basta ter apenas os equipamentos necessários e sim, uma participação efetiva de navegação. Isso se torna possível na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, por meio de programas e projetos elaborados pelas equipes de Informática Educativa e Nas Ondas do Rádio, propiciando o envolvimento dos alunos em blogs, fotologs, produção de áudios e vídeos, programas de rádios escolares, fórum e comunidades virtuais voltadas para a comunicação, pesquisa e publicação utilizando-se de diferentes linguagens midiáticas.

A participação da Secretaria Municipal de Educação contará com a presença de educadores da Rede inscritos em oficinas na Campus Party Brasil 2008. Serão quatro oficinas diferentes, realizadas das 9h00 às 13h00, repetidas durante cinco dias do evento, com vagas para 50 professores cada uma. Isso significa que cerca de mil professores passarão pela Campus Party tendo a possibilidade de ampliar seus conhecimentos em relação à internet, astronomia, blog e robótica. Os cursos, ministrados pela manhã, terão duração de quatro horas, aliando teoria e prática e serão validados pela Secretaria Municipal de Educação para efeito de evolução na carreira do educador.

Conheça os cursos oferecidos aos professores:

1) Como usar blogs, fotologs e os recursos da Internet na escola

Duração: 4 horas

O curso busca mostrar como os blogs, fotologs e uma série de sites disponíveis na rede mundial de computadores podem ser usados no Ensino Fundamental e no cotidiano escolar. Descreve, analisa as possibilidades das ferramentas e propicia que cada professor construa seu blog durante as atividades práticas do curso.

PROGRAMA

1 – O que são blogs e fotologs
2 – Quais os principais blogs educativos
3 – Quem usa blogs na Educação
4 – Idéias de uso em várias áreas do conhecimento: da Matemática ao ensino da História
5 – Como usar fotologs e videologs no cotidiano escolar
6 – Experimentando criar seu próprio blog
7 – Experimentando o YouTube e o Orkut como ferramentas educacionais
8 – Possibilidades do pen drive e audio-cast (I-Pod, etc.)

Formadores: Sérgio Amadeu, Bianca Santana, João da Cadesc.
Vagas diárias: 50
Periodicidade: oferecido das 9h às 13h, de segunda a sexta no Campus Party.

2) Astronomia Real e Virtual na Escola

Duração: 4 horas

O mini curso pretende abrir possibilidades do uso de ferramentas para o ensino-aprendizagem de astronomia nas escolas de Educação Básica vinculando esses conhecimentos prioritariamente com a área de Ciências Naturais, Matemática e suas tecnologias.

PROGRAMA

1 – Por que ensinar Astronomia na escola?
2 – Constelações e ambientes culturais.
3 – Uso de vídeos e aplicativos na sala de aula – olhando o céu digital.
4 – Experimentos simples e técnicas para medir o tempo, o registro da passagem das fases da Lua, estações do ano e sistema solar.

Formadores: Professores Walmir Thomazi Cardoso e João Paulo Delicato.
Vagas diárias: 50
Periodicidade: oferecido das 9h às 13h, de segunda a sexta no Campus Party.

3) Robótica Pedagógica: Construção e Uso de um Robô de Baixo Custo na Escola

Duração: 4 horas

Neste curso os professores terão uma visão geral das possibilidades de uso da robótica como ferramenta pedagógica e serão guiados na construção de um pequeno robô, de baixíssimo custo, que pode ser feito com material de fácil aquisição dentro ou fora da sala de aula. Os professores poderão levar para casa o robô montado durante o curso. Depois da excitante experiência da construção e do manuseio do robô, o curso abordará alguns dos aspectos fundamentais do uso dessa ferramenta na educação. Os professores terão acesso a material didático de apoio para a replicação dessa experiência em sala de aula, bem como uma sugestão dos tópicos que podem ser explorados com a ferramenta.

PROGRAMA

1 - O que é um robô?
2 - Robótica na Educação: quais os tipos de robôs? Quem os utiliza? Por que utilizar?
3 - O desafio da construção de um robô: conceitos fundamentais
4 - Atividade prática: construção de um robô
5 - Desenvolvendo competência: como explorar a robótica? Quais os tópicos mais apropriados?
6 - Apresentação do material didático de apoio para uso em sala

Formadores: Prof. Dr. Antônio César Germano Martins e Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões
Vagas diárias: 40 (número pode ser aumentado)
Periodicidade: oferecido das 9h às 13h, de segunda a sexta no Campus Party.

4) Escola Conectada: Os Recursos Estratégicos da Internet

Duração: 4 horas

O curso trará uma visão geral das ferramentas disponíveis na Web que podem ser utilizadas na atividade educacional. Serão apresentados conceitos, termos e aplicações importantes, tais como Web 2.0, mash-up, wikis, P2P, Web semântica, práticas colaborativas na rede, drupal, entre outros. As ferramentas colaborativas serão testadas pelos participantes do curso, permitindo-lhes depois utilizá-las com facilidade.

PROGRAMA

1 – Como funciona a Internet e a Web?
2 – O que é uma Web 2.0?
3 – Práticas colaborativas: do slashdot ao mundo wiki
4 – Como a convergência digital está afetando toda a comunicação
5 – A emergência do P2P e o que fazemos com o mash–up
6 – As ferramentas disponíveis na Web e os seus usos educacionais

Formadores: Juliano Spyer, Lucia Freitas, Ana Carmen Foschini e Sérgio Amadeu.
Vagas diárias: 50
Periodicidade: oferecido das 9h às 13h, de segunda a sexta no Campus Party.


Diretoria de Orientação Técnica
Informática Educativa
Fone: 5080 5015






Saiba mais sobre o evento acessando o site :


Um comentário:

Josete disse...

Olá Carlos!
Eu estava perdidinha sem saber a programação do Campus Party! Agora que vi essa postagem fiquei super feliz e animada. Valeu ter visitado o seu blog! Parabéns e obrigada. Abs,
Josete