01/03/2009

CRIANÇA A ALMA DO NEGÓCIO - UM DOCUMENTÁRIO QUE VALE A PENA SER DISCUTIDO ENTRE OS EDUCADORES

A mídia está cada vez mais presente no universo da criança e do adolescente. Enquanto a escola resiste em discutir o impacto dos meios de comunicação na vida das crianças ou mesmo usá-la a favor no processo pedagógico, alguém consegue enxegar um vasto campo de oportunidades para atrair ainda mais a atenção deste publico.

A publicidade é um desses oportunistas que faz dos meios de comunicação o veiculo ideal para vender, e pior, em alguns momentos, incentivar comportamentos que mudam o paradigma de ser criança. A criança de hoje idealiza o desejo de ser adulto e precocemente torna-se consumidores tão iguais quanto os seus pais estimulada pela publicidade. Porque o celular, o Mp3, o Ipod, o vídeo game, a TV, o tênis de marca, a xapinha no cabelo e tantos outros produtos e serviços são mais importantes que brincar, o livro, o gibi, o passeio com os pais e parentes?

A escola recebe toda esta influência vinda dos próprios alunos e não sabem lidar com isto. Ao proibir, justifica que é o melhor caminho para educar contra os malefícios , por exemplo, que o celular tem no processo pedagógico.Esquece que esta mesma proibição só acontece nas quadro paredes da escola. Bom seria que a escola discutisse sem preconceitos e de forma democrática com seu alunado o impacto do uso destes recursos no processo de ensino e assim desenvolver normas de comum acordo e não a partir do desejo de apenas um lado do grupo. É nesta linha que imagino que poderemos achar uma linha tênue par a discutir o impacto da midia na vida dos alunos ouvindo os vários lados interessados.

Acho que a escola tenta esconder o problema embaixo do tapete. Resolve visualmente o problema com regras e proibições arbitrárias sem ao menos discutir com os meninos e acaba não enxergando possibilidades para uma discusssão transdisciplinar que pode até ajudar outras questões bem aceita na escola , como Meio Ambiente , Sustentabilidade, Ética, Pluralidade Cultura, Saude, Qualidade de Vida....

O documentário é um mote para que os educadores possam pensar com mais carinho a importancia do papel da escola nas discussões sobre temas que resiste a ser incorporada ao processo de ensino. Neste caso, a Mídia.





Crédito do vídeo Fundação Alana http://www.alana.org.br

Um comentário:

Aguas do Tizo disse...

Criança, a alma do negócio.

O desejo, o apego, a competição também estão na alma desses pais,mães e adultos que compram o afeto dos filhos.

Pobres almas consumidoras.