Na ultima sexta -feira dia 19 de setembro de 2008 na Câmara Municipal de São Paulo foi entregue o Prêmio Paulo Freire aos melhores projetos educativos desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.A 3ª edição do prêmio contou com a participação de 77 escolas. Um recorde em relação as duas ultimas edições com o aumento de cerca de 40%.
Foram apresentados projetos de Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educomunicação, Tecnologia da Informação, Leitura e Escrita, Yoga, Protagonismo Infanto Juvenil, Alimentação e outros projetos.
Destaque ao aumento no número de Escolas de Ensino Infantil e principalmente de CEIs (Centros de Educação Infantil) que apresentaram dezenas de projetos.
Nas 2 primeiras edições do Prêmio Paulo Freire foram premiadas um projeto de Ensino Fundamental e na sequência um de Ensino Infantil. Este ano o prêmio foi oferecido a uma CEI (Centro de Educação Infantil - antiga Creche) como um projeto "Mágico".
A CEI Penha apresentou um projeto mágico já que conseguiram desenvolver um trabalho comunitário com as Tecnologias Informatizadas que mais parece um conto fadas.
O Projeto Documentação Pedagógica – Novas Tecnologias a Favor da Educação, sob a responsabilidade das educadoras Irene Rodenas Marassi, Maria Andrea Oliveira, Marli Peitl Tufano e Mirian Peitl Delgado mostrou como foi possivel realizar inclusão digital dos educadores e como o projeto atravessou os muros da escola.
A professora Irene conta as dificuldades e o que mudou na escola com a implementação do projeto.
O projeto apesar de eficiente na escola apresentou uma realidade que infelizmente deverá ser superada com muita vontade e amor. A professora Irene que cuidava do projeto foi desligada da Coordenação da escola pois não era efetiva no cargo. Um problema na manutenção de projetos desenvolvidos na Educação. No entanto a professora firmou o seu desejo de ajudar a manutenção do projeto mesmo que tenha que fazê-lo por voluntariado.
Escolhido pela comissão julgadora o professor Carlos Alberto Mendes de Lima falou sobre a dificuldade de implementar o projetos nas escolas e valor que estes heróis tem em suas comunidades.
Os outros 2 projetos finalistas foram :
2º Lugar- Poesia Haicai – O Olhar Japonês Sobre a Natureza
(Educador responsável: João Batista Toloi. EMEF Professor José Bento de Assis)
3º Lugar- Direitos Humanos na Formação Escolar
(Educador Responsável: Rosely Fátima dos Santos Arrolo. EMEF CEU Perus)
Breve estaremos falando sobre estes excelentes projetos. A cobertura do evento foi realizada pela equipe da Rádio Graciosa da Escola Municipal Fernando Gracioso. Materia completa sobre o trabalho jornalistico dos jovens comunicadores no blog:
http://noarimprensajovem.blogspot.com/
O Prêmio Paulo Freire será apresentado na segunda feira na TV CAMARA, canal 12 ou 66 da TVA e 13 da NET na segunda feira. Mais informações http://www.camara.sp.gov.br