BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare
As meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Pimentel , localizada no bairro de Jabaquara , Zona Sul de São Paulo , não perderam tempo, foram avisadas 4 dias antes da cobertura jornalística do lançamento do filme Veneno e Antídoto no Itaú Cultural e começaram a estudar tudo sobre o filme , o assunto que rondou o evento e é claro os participantes.
Com experiência de 2 eventos : X Congresso Internacional de Cidades Educadoras e o I Forum Nossa São Paulo, as jovens comunicadoras chegaram ao evento afiadas e não perderam tempo. Logo na entrada do auditório começaram a entrevistar os participantes, entre eles , a cineastra e atriz Bruna Lombarde que estava acompanhada de seu marido o ator e cineastra Carlos Alberto Ricceli.
Como o evento estava previsto para terminar bem tarde , trataram de procurar os participantes do debate e conseguiram entrevistar o Damian Platt do Grupo Cultural Afro Raggae e Denis Mizne do Instituto Sou da Paz. Damian gostou muito desta intervenção jornalística realizado pelas jovens comunicadoras e ajudou no contato para tornar possível a entrevista com Regina Case (apresentadora do Programa Periferia) e Hugo Acero (ex-Secretário de Segurança Publica de Bogotá) no final do evento.
As meninas e a professora Sonia acompanharam atentamente o evento e começaram reformular suas perguntas a partir do que viram e ouviram . Ao final do debate, a equipe Imprensa Jovem da Rádio Nelson Pimentel foi até o palco e dividiram-se em duas duplas para realizar entrevistas com os participantes do debate. Infelizmente não conseguiram entrevistar o diretor do filme mas as entrevistas que fizeram com Regina Case e Hugo Acero valeu todo o trabalho.
OUÇA AS ENTREVISTA NA RÁDIO NELSON PIMENTEL
Sairam satisfeitas e felizes e no final quebraram o protocolo e pediram uma foto de fã para Regina Case. Afinal de contas, ninguém é de ferro.
O comportamento das meninas foram exemplar e o elogio ao trabalho foi generalizado. Certamente em outubro no Seminário Antídoto no Itau Cultural estaremos presentes com estas e outros jovens de escolas que desenvolvem o Programa Nas Ondas do Rádio.
Desta vez quem marcou presença foram as alunas Beatriz Oliveira Santos, Bruna Rodrigues Lopes, Mariana Rita dos Santos Lopes, Renata Rodrigues Lopes e a Professora Sonia Cristina Feitosa da Silva. Incentive a sua escola a participar do Programa Nas Ondas do Rádio entre em contato por e-mail carloslima@prefeitura.sp.gov.br.
OUÇA TRECHOS DO DEBATE
SOBRE O FILME
Nos últimos 10 anos, a Colômbia se tornou uma referência em políticas de segurança pública. Bogotá e Medellín, que até os anos 90 eram exemplos de caos e violência urbana, conseguiram controlar a criminalidade na última década.
O país, entretanto, ainda vive um intenso conflito armado, deflagrado há mais de 40 anos. A tranqüilidade aparente dos dois principais centros urbanos colombianos contrasta com os enfrentamentos no interior do país. Nas pequenas cidades e no
campo, os paramilitares, a guerrilha e as forças governamentais travam uma sangrenta disputa por território.
O documentário O Veneno e O Antídoto: uma visão da violência na Colômbia faz parte de um projeto de pesquisas desenvolvido pelo Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) e a Pindorama Filmes sobre experiências de paz em meio a conflitos, em diferentes
lugares do mundo.
Quais são as estratégias de povos tão diferentes, mas com tanto sofrimento em comum, para encontrar um caminho rumo à paz, à justiça, à reconciliação? É possível ser neutro em uma situação de guerra? Quem são as pessoas que empenham suas vidas nessa busca?