29/04/2008

IMPRENSA JOVEM - Crianças e adolescentes no papel de repórteres atuando no maior evento de Educação realizado no país


BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare


O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras realizado em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2008 no Palácio de Convenções do Anhembi , neste ano teve a participação inédita de quase 100 crianças e adolescentes que realizaram a cobertura jornalística do evento.

Apelidados carinhosamente de LARAJINHAS PRESS devido a camiseta cor laranja, a Imprensa Jovem do Programa Nas Ondas do Rádio não se intimidou diante da diferença lingüística de muitos estrangeiros de aproximadamente 40 países que participaram do evento.

A atividade de cobertura jornalística desenvolveu atividades como entrevista a participantes, edição digital do material em áudio, vídeo e fotografia, apresentação de programas de rádio no Estande da Prefeitura. Durante a cobertura foram tiradas cerca de 2000 fotos, captados 30 horas de entrevista em áudio e vídeo com a participação de quase 100 pessoas entre estrangeiros e brasileiros.


Todos tiveram a oportunidade de falar o que pensa. De uma faxineira que deu o seu depoimento ao prefeito da Coréia. Para os jovens das escolas EMEFs HAROLDO VELOZO, JOSÉ QUIRINO, PROF. NELSON PIMENTEL, MALBA TAHAN, FERNANDO GRACIOSO "o que valia mesmo, não é a posição da pessoa na escala social e sim o que cada um pensa de uma Cidade Educadora Multicultural" declarou um dos alunos que participaram da cobertura.

Para realização deste trabalho os professores tiveram 20 dias para preparar os adolescentes com capacitação em rádio, reportagem, edição digital, e até Inglês Instrumental. Para auxiliar no processo de capacitação foi desenvolvido um Manual de Cobertura Jornalística para Eventos que auxiliou os professores na formação dos alunos.


Hoje iremos oferecer apenas um aperitivo do que “rolou” neste evento tão importante para cidade. No dia 26 de abril a professora e antropóloga Ruth Cardoso , gentilmente cedeu entrevista para uma de nossas alunas da EMEF Nelson Pimentel. Veja a entrevista e no link abaixo confira imagens da cobertura deste evento realizado pelos meninos e meninas do Programa Nas Ondas do Rádio. Fica aí o parabéns do Programa Nas Ondas do Rádio aos professores que deram o sangue para que este trabalho fosse o um sucesso.

22/04/2008

RÁDIO FREQUÊNCIA ECOLÓGICA NO AR TRANSMITINDO INFORMAÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE.




Já está no ar a Rádio Freqüência Ecológica em sistema Podcast. A rádio poderá ser acessada de qualquer parte do mundo através da Internet pelo site www.radioeducomunicacaoambiental.podomatic.com ou pelo Blog www.blogandonasondasdoradio.blogspot.com .

Iniciamos a nossa Programação com a palestra do Secretário do Verde e do Meio Ambiente o Dr. Eduardo Jorge que falou sobre política publica para Meio Ambiente na cidade de São Paulo no evento “Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ecoeficiência na Rede Municipal de Educação – Carta da Terra” na Prefeitura de São Paulo no dia 18 de abril de 2008.

O evento contou com a participação de educadores que participam do curso Carta da Terra que contaram seus relatos de trabalhos desenvolvidos nas escolas. A Profª Célia Falótico representou o Secretário Alexandre Schnneider da Secretária Municipal de Educação e apresentou as ações da Secretária Municipal de Educação.
No próximo programa estaremos apresentando os relatos das escolas e a fala da Coordenadora do Projeto Carta da Terra.

ACESSE AGORA
A RÁDIO FREQUÊNCIA ECOLÓGICA


http://radioeducomunicacaoambiental.podomatic.com/

19/04/2008

ORGANIZADORA DO EVENTO CIDADE EDUCADORA É ENTREVISTADA PELO PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO



A partir de hoje você poderá saber tudo que irá acontecer no maior evento de educação do Brasil. O X Congresso Internacional das Cidades Educadores chega ao Brasil e traz como tema o Multiculturalismo. Ouça entrevista com Vera Lucia Salvatiori , organizadora do evento no Brasil no Podcast:


Rádio Cidade Educadora
.



Mais informações sobre o evento acesse o site

www.aice2008.com.br


O Programa Nas Ondas do Rádio estará cobrindo o evento e a equipe Imprensa Jovem formado por alunos da Rede Municipal de Ensino irá deixá-los sempre bem informado.

05/04/2008

PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO PARTICIPA DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS





O Programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria de Educação de São Paulo, foi selecionado para participar do X Congresso Internacional das Cidades Educadoras. O programa vai estar expondo o trabalho educomunicativo das crianças e jovens no estande da prefeitura. Durante o evento será feito uma cobertura jornalística com a impresa jovem do Programa Nas Ondas do Rádio.

O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, com o tema Construção de Cidadania em Cidades Multiculturais, será realizado em São Paulo de 24 a 26 de abril, e contará com a apresentação de mais de cem experiências educadoras provenientes de 13 países: Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia, Coréia do Sul e Brasil.

Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O movimento das cidades educadoras prevê o trabalho conjunto de todas as associadas visando transformar os espaços das cidades em espaços em que todos os seus habitantes possam aprender, ao logo de toda a vida, trabalhando conjuntamente para que a cidade seja toda um espaço que proporcione aprendizado, para além das salas de aula. Saiba mais...

http://dnanet.dna.com.br/aice/site/interna.asp?campo=84&secao_id=95

FONTE : Site NCE/USP www.usp.br/nce